A importância do bom atendimento

No mercado competitivo da área da saúde, o empreendedor precisa se diferenciar da concorrência. E uma das premissas para obter sucesso em uma clínica é entender a importância do bom atendimento, que vai muito além de ser educado.

Muitas pessoas não se sentem à vontade em clínicas e consultórios. Por isso, é essencial fazer com que o cliente/paciente fique o mais confortável possível. Duas ferramentas poderosas nesse processo são a simpatia e a empatia no atendimento, buscando se comunicar com segurança, clareza, objetividade e transparência.

Solucionar problemas é um desafio constante na área da saúde. Com essa consciência, entendemos que essas soluções são, em essência, grandes oportunidades de transformar problemas em satisfação e fidelização.

Algumas empresas têm total domínio dos produtos ou serviços oferecidos: benefícios, vantagens, utilidades, etc. Mas na hora de enfrentar objeções e solucionar problemas para garantir um atendimento realmente eficiente, não se esforçam o suficiente por não considerarem a atitude parte fundamental de um bom atendimento.

Lembrando que o profissionalismo e o esforço em entender às necessidades do cliente são atitudes básicas, nada extraordinárias. O atendente precisa sentir prazer em servir. Quando um cliente se sente servido, naturalmente se sente motivado a falar bem da sua empresa.

Para obter melhores resultados com boa conduta em atendimentos, podemos contar com a tecnologia. Adotando hábitos como o envio de e-mail marketing garantimos que os clientes irão manter contato antes e depois de estar na clínica, criando mais oportunidades de fidelização.

Um software de gestão clínica, como GesClínica, pode te auxiliar com métricas relevantes para a manutenção dos seus clientes.

Passar horas em salas de espera tem sido determinante para avaliações negativas de atendimentos clínicos.

Em 2019, uma pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde) revelou que o Brasil é o país com maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo. Pessoas ansiosas, além de estarem fragilizadas, estressadas e com medo, não tem paciência de aguardar por um atendimento por muito tempo. Se a espera já é um desafio, fazer com que o paciente se sinta à vontade na consulta pode ser um desafio ainda maior. 

Um bom atendimento surte efeitos que podem, inclusive, impactar no aumento de receitas do seu negócio. Um cliente satisfeito é uma das melhores propagandas que sua empresa pode ter.

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